a ler: “um caminho para todos”

foi como se tivesse voltado ao Caminho. na descrição de cada um dos seus dias, seus passos-sentidos, Luísa avivava-me as memórias. foi como se nos tivéssemos cruzado ao final de uma etapa e conversássemos. por isso, não lhe resisti: aos rabiscos, sublinhados, notas, smiles, lols, pontos de exclamação… lápis em riste, todo o tempo junto ao livro, entusiasmada e divertida que estava com o relato da autora.

no decorrer da leitura, também eu senti o entusiasmo da primeira noite e a felicidade “de estar n’O e a Caminho”; a naturalidade das “rotinas de peregrina (preparar mochila, arrumar as coisas, lavar roupa, preparar tudo para o dia seguinte), como se não tivesse havido um interregno desde o último Caminho de Santiago”; a “vantagem” de ir mais devagar; o prazer de “olhar para trás e ver os passos que foram dados”; os pequenos (gigantes) gestos; os reencontros e despedidas; o conforto (ou não) das mochilas que nos habituamos a ver à nossa frente; e também as manhãs, a vastidão da paisagem, a dor nos pés, os dilemas, a interiorização, a chegada, o abraço, e tudo o que ficou por dizer.

eu não sei se “Um Caminho para Todos – Diário de uma peregrina no Caminho de Santiago” será tão interessante para quem já o vivenciou como para quem nunca o fez. mas, para mim (já com algumas experiências, que partilho por aqui) é seguramente um livro delicioso de tão simples, genuíno e despido de quaisquer artificialismos ou romances. acresce a generosidade e a proeza de Luísa Sousa nos relatar o essencial dos seus 42 dias, 1000 km, feitos de Sevilha a Santiago de Compostela pela Via de la Plata e Caminho Sanabrés. sublinho ainda a estrutura tão bem conseguida desse relato, feito por etapas/dias, que torna tudo tão mais vibrante, incluindo reflexões diárias e dicas absolutamente úteis!

é bem verdade que, no final, como a autora descreve, “fica a sensação de ser ter sobrevivido a um terramoto interno”. que bom foi tê-lo revivido com esta leitura.

nota: entre hoje (12 de abril) e o próximo dia 22, Luísa Sousa encontra-se a fazer uma mini-tour para apresentação  do seu livro, nomeadamente pelas  cidades de Vila Real (dia 12), Barcelos (13), Aveiro (14), Guimarães (15), Covilhã (17), Vila Real de Santo António (19), Pedrógão (20), Fátima (21) e Louriçal (22).

mais informações em:
www.facebook.com/umcaminhoparatodos/
https://umcaminhoparatodos.wordpress.com

One Comment

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: