três receitas com abóbora

confesso que abóbora era para mim, até há bem pouco tempo, um ingrediente estranho, habituada que estava desde pequena, na casa da minha mãe, a referirem-se a ela como “cabaça” e a vê-la ser usada predominantemente na alimentação de animais. a exceção à regra era a confeção de um doce tradicional de natal: os bilharacos… ainda assim não tão amados por todos como um bolo rei ou as rabanadas.

mas, à medida que fui frequentando mercados de produtos biológicos e vasculhando receitas para uma alimentação mais saudável, descobri a riqueza e a variedade deste fruto. e como este ano a colheita, lá na horta da minha mãe, foi bastante fértil, decidi partir à descoberta de novas receitas, começando por uma bem convencional – a sopa – e passando por outras que, cá em casa, só de lhes fazer referência, levantaram suspeitas mas convenceram. todas elas simples, rápidas e deliciosas, que são sempre os meus critérios de seleção e apreço. partilho aqui o meu “top 3”.

creme de abóbora com manjericão

1 kg de abóbora
3 a 4 cebolas
2 dentes de alho
4 folhas de manjericão fresco
azeite q.b.
sal q.b.

descascar, cortar em cubos e colocar numa panela a abóbora, a cebola e o alho. cobrir tudo com água, temperar com sal e levar ao lume, deixando cozer alguns minutos. quando os ingredientes estiveram macios, retirar do lume e reduzir a creme com uma varinha mágica. num copo, com a varinha, triturar o azeite e o manjericão. adicionar este preparado ao creme. é perfeito para servir com croutons de azeite e alho ou acompanhar umas tostinhas e queijos.

húmus de abóbora

250 gr de grão-de-bico cozido
300 gr de abóbora cozida
sumo de meio limão
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho
1 colher (sobremesa) de pasta de sésamo (opcional)
pimenta preta e curcuma a gosto
sal q.b.

juntar todos os ingredientes num processador de alimentos e triturar até obter um puré. pode ser usado como entrada, barrando umas tostinhas, ou para compor um prato principal, como uma bowl de vegetais, ligando maravilhosamente bem com esparguete de curgete, pepino, folhas de espinafres, romã e queijo feta.

bolo de abóbora e noz

500 gr de abóbora cozida
400 gr de farinha
300 gr de açúcar
100 gr de miolo de noz
2 ovos
2 dl de óleo
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (sobremesa) de fermento em pó

numa tigela, bater os ovos com o açúcar, o óleo e a canela até obter uma massa cremosa. adicionar a abóbora (cozida e em puré) e misturar bem. finalmente juntar as nozes (trituradas), a farinha e o fermento e bater tudo. verter a mistura numa forma e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 45 minutos.

sim, esta não é a opção mais saudável mas não podia jogar todas as cartadas de uma vez só junto dos meus provadores oficiais, a família! mas, para quem desejar, pode substituir a farinha branca por farinha de aveia, o açúcar por mel ou stevia e o óleo por bebida vegetal, retificando as quantidades.

gostaram destas receitas? partilhem nos comentários as vossas experiências culinárias com abóbora.

2 Comments

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: