outono na rota do távora

para sentir a magia do outono, um trilho em Moimenta da Beira, vila portuguesa pertencente a Viseu, com cheiro a fruta da estação e cores amarelo-avermelhadas, tendo ainda como pano de fundo a Albufeira de Vilar

por Teresa e Mário Malheiro

Outono é uma das nossas estações preferidas, a das folhas caídas, a do cheiro a castanhas assadas e a das cores que nos proporcionam quadros de paisagens únicas. para o celebrar, e também à amizade, nada melhor que um trilho que nos permita contemplar não só esses quadros como os aromas das frutas que ainda restam nas árvores.

com os casais, nossos amigos, Vera e José e Deolinda e Manuel, durante cinco horas percorremos o PR3 – Rota do Távora, em Moimenta da Beira, Viseu, que tem como pano de fundo a Albufeira de Vilar. um trilho com 17 km de extensão, circular, com início e fim junto ao parque de campismo de Vilar. a marcação é quase inexistente pelo que o recurso a GPS é fundamental.

logo de início vimo-nos rodeados de fruta, especialmente maças de diversas qualidades e cores, uvas, figos, medronhos, avelãs, nozes e castanhas espalhadas pelo chão. como Eva fomos tentados… afinal a época da colheita já terminou e restam muitas frutas que são rejeitadas pelas cooperativas agrícolas, por isso demos aqui e acolá umas dentadas em fruta acabada de colher, de sabor inigualável.

nas margens da albufeira

após algumas horas chegamos finalmente às margens da albufeira e que bom foi caminhar junto às suas águas límpidas e tranquilas, neste local que nos transmitiu uma imensa tranquilidade.

após cinco horas e já depois de muitas fotos e sorrisos, chegamos ao local de partida. para nossa surpresa, terminou o trilho mas não o dia: nas proximidades da barragem, mais precisamente na Vila de Rua, a decoração original da igreja matriz despertou-nos a atenção. ali assinalava-se a festa das colheitas, forma de celebrar o trabalho do campo, exaltando os produtos que a terra dá, e mostra das oferendas do povo, cujo leilão reverte a favor da igreja.

mais um trilho que ficará nas nossas memórias.


partida/chegada: Parque de Campismo da Barragem do Vilar
tipo: circular
distância: 17 Km
duração média: 5h00
grau de dificuldade: baixo
pontos de maior interesse: Albufeira de Vilar e pomares
observações: marcação insuficiente, sugere-se utilização do GPS

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: