prendas de natal: divas para divas

entrou-se em dezembro e já se pensa nas prendas de Natal, certo? mas, para quem deseja simplificar a quadra e reduzi-la ao essencial, não há como recorrer a presentes originais, simbólicos, intemporais… de preferência artesanais, personalizados, com uma boa carga emocional, para os tornar memoráveis e surpreender. é neste contexto que vos apresento e sugiro as criações da Titi das Meias Altas, que tem feito já as minhas delícias na hora de dar e receber

A Peregrina e a Jornalista. a primeira recebi-a numa altura em que precisava de lembrar a minha essência, para continuar o meu caminho cheia de fé. a segunda veio lembrar-me quem sou academicamente, mas também a essência contida em tudo o que faço, para me reencontrar e recentrar na minha dimensão profissional/ocupacional. prendas assim não se esquecem. tocam-nos. e por isso também, na hora de presentear, tem sido a minha escolha: as criações da Titi das Meias Altas, marca criada por Vera Nadais, da Branca (Albergaria-a-Velha), em 2012.

a Peregrina de Santiago e a Jornalista

são “Divas”, como lhes chama, mais concretamente sachês perfumados, personalizados, cem por cento originais, pensados e concebidos pelas mãos de Vera. “desde a minha infância que o fascínio por trapos, linhas, agulhas e tesouras me persegue: tinha o sonho de ser costureira e acabei por o ser durante cinco anos; depois, corri atrás de outro sonho e fui cozinheira por outros cinco anos; finalmente, realizei o último, não como educadora de infância, que era o que queria, mas como assistente operacional num jardim de infância, já lá vão 20 anos; mas os trabalhos manuais sempre foram o meu forte e fui frequentando vários workshops e realizando trabalhos para mim”, conta.

foi em 2012 que surgiu a “vontade de criar algo original” e, como por casa se passava por sustos na saúde e processos de cura, a inspiração levou-a para o lado religioso. surgia assim a Titi das Meias Altas, com uma coleção à base de santas e também fadas, postas à venda numa loja em Coimbra. o nome, explica, foi inspirado “na magia das histórias de encantar” que a marcaram na infância (quem não se lembra da “Pipi das Meias Altas”?), com a ligeira alteração para “Titi” porque “é a doce forma com que as crianças [a] tratam no trabalho”.

mas, afinal, o que têm de especial estas doces titis?

hoje com 59 anos, Vera partilha que, na altura da criação da marca, não se sentiu totalmente realizada, “pois a agulha e as linhas ainda não entravam no processo de criação”. e, por isso, em 2015 e 2016 fez uma pausa. a inspiração reacendeu em 2017, primeiro com o desafio que lhe foi lançado pela Confraria da Água para produzir uma gotinha de água, depois com a ajuda da filha Catarina, que deu o mote final: e se ela reproduzisse profissões?

a Violoncelista e a Professora de Inglês

foi aí que surgiram as “Divas” perfumadas com alfazema e recurso a materiais de qualidade, às tais linhas, agulhas e trapos de que tanto gosta, com um laço para a pendurar e com uma aposta indescritível nos detalhes e na perfeição. elas são costureiras, padeiras, floristas e professoras, médicas e enfermeiras, advogadas e engenheiras, mas também há caminheiras, turistas, mães, avós, senhoras vaidosas, ou apaixonadas por culinária… tudo o que pedirmos e quisermos. Vera só nos pergunta pela profissão da pessoa que queremos presentear… e pelo cabelo, se é comprido ou curto, preto, loiro ou ruivo, liso ou encaracolado. a partir daqui é certo: quem receber a sua “Diva”, vai-se reconhecer naquele rosto e apaixonar-se pelos detalhes, que podem ser um lápis, um livro, um qualquer instrumento de trabalho ou uma carteira.

“criei as mais diversas profissões, personalizando sempre ao gosto do cliente e com as características de quem vai receber a Diva; criei também uma coleção de profissões antigas [lavadeira, pastora, aguadeira, moleira, camponesa…]; e recentemente dei início a uma orquestra [flautista, clarinetista, violinista…]”, diz a autora da Titi das Meias Altas, que confessa ir buscar inspiração para a arte nas suas caminhadas pela natureza e que tem montra completa e está disponível para encomendas na página www.facebook.com/titidasmeiasaltas.

a coleção das profissões antigas, Divas disponíveis para entrega imediata
a Orquestra

Comentar

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d bloggers like this: